quarta-feira, setembro 24

parto natural é normal ou parto normal é natural?


Recentemente meu irmão e minha cunhada tiveram um bebê e, todo o processo do parto me fez pensar nas vantagens e desvantagens do parto normal.

O que se conta é que só existem vantagens "Permite a liberação de "coquetel do amor", conjunto de hormônios que conduzem o parto ao seu apogeu, o período expulsivo, atingindo o pique máximo de ocitocina" ou “Quando nasce a capacidade de amar” · No que deve estar se referindo ao vínculo mãe-bebê.

Essa tal ocitocina ou oxitocina é um hormonio produzido pelo hipotálamo e armazenada na hipófise posterior (neuro-hipófise), e tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejecção do leite durante a amamentação. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Esse hormônio também é vinculado a capacidade do ser humano de ser fiel ou mesmo ao orgasmo.

Diz-se do parto normal que propicia à mãe e ao bebê uma experiência de engrandecimento porque eles literalmente vivenciaram o parto. Mas a verdade é que é um "tiro no escuro", porque muitas coisas podem não dar certo. Mesmo com a bateria de exames pré-natais, não se pode prever tudo.

"O bebê está física e psicologicamente pronto para nascer, tem seus órgãos internos prontos para se adaptarem ao mundo externo, de alguma forma sabe que está nascendo, e, após o parto, está atento e alerta, pronto para reconhecer e se relacionar com sua mãe. Seu batimento cardíaco e sua respiração vão se acomodando à nova condição terrestre, sem violência ou pressa. Leia: “O parto sem violência”·

pfff

Mentira!

Passar até 12 horas sentindo contrações, podendo dilatar veias e vasos até do próprio rosto fazendo força é violência sim.
Fora o risco de sofrimento fetal.

"O sofrimento fetal (falta de oxigenação fetal), é comumente utilizado como justificativa para cesárea, e certamente o termo é aterrorizante, que mãe pode ficar tranquila com a suposição de que seu bebê se encontra em sofrimento?


Por isso é utilizado o termo hipoxia, e porque a maioria dos bebês com esse diagnóstico de sofrimento fetal nascem com bons escores de Apgar e com pH normal no sangue do cordão. Exames comprovam se EFETIVAMENTE houve hipóxia, ou seja, redução do suprimento sanguíneo/frequência cardíaca fetal não-tranquilizadora ( tudo bem que realmente não tranquiliza muito, mas ainda é melhor que "sofrimento") que podem estar associadas com o comprometimento da oxigenação do bebê no parto normal.

Sem falar de risco de Desaceleração (é quando, ao invés de subir, os batimentos caem durante ou depois de uma contração ou seguindo-se aos movimentos); Bradiocardia fetal abaixo de 110 (é a frequência cardíacabpm, isolada não tem valor prognóstico, se associada a desacelerações tardias indica possibilidade de hipoxia fetal=o bebê fica sem o suprimento necessário de oxigênio, exigindo uma cesárea imediata); Taquicardia (é a frequência cardíaca fetal acima de 160bpm)


Complicado não?
Com base nisso eu comecei a me perguntar por que correr esse risco?
E tudo me parece muito violento. Deveras!!

A maioria dos obstetras brasileiros indica o parto normal como o melhor a ser feito, para a mamãe e para o bebê, mas vamos ver pelo lado étnico da questão.

Gente de Deos! Somos um país de miscigenação. Se existe algum nativo brasileiro, deve ser tataraneto de índio; porque todos nós somos filhos, netos e bisnetos de imigrantes alemães, japoneses, portugueses, franceses, africanos e etc.
Aqui não é como no Japão cuja maioria tem a mesma etnia.

Minha cunhada foi convencida a fazer parto normal; passou mais de 8 horas de angustia e sofrimento assistido por uma enfermeira obstetra (que não sabe e/ou pode fazer procedimento cirúrgico), o bebê teve sofrimento no parto e, nas primeiras horas de vida já foi medicado (pasmem!) com Gardenal, porque teve convulsões. Se isso não é violência, penso que não sei o significado do termo.

Acho que o parto natural viola todos os direitos humanos, mas pode dar certo pra quem tem fé e muita sorte. Não vejo é porque chamam de normal; isso eu não entendo. E, se é pra ser normal, que seja de cócoras, a moda dos índios.

prontofalei!


*
A Escala ou Índice de Apgar consiste na avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro e no quinto minutos após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Onde foi que erramos???


Alguém pode me explicar o que anda acontecendo no Orkut?

Tenho o meu a quatro anos; conheci muita gente bacana, chata, gente solitária, nerds, pivetada; sempre foi uma miscelânea; mas ultimamente não estou entendendo mais nada.

A um tempo atrás as pessoas tinham vergonha de postar fotos feias; hoje parece que é bonito ser feio.

Era raro ver erros de português, as pessoas tomavam mais cuidado; hoje o que predomina são "catástrofes linguísticas" (acabei de inventar o termo).

A culpa é da inclusão digital? do governo? da miscigenação de raças? do Maluf? dos extra-terrestres? do furo na camada de ozónio? do pelé? de quem???? alguém me responda!

Outro dia me mandaram um desses vídeos com slides (veio da filha de uma cliente, que é um contato meu no Orkut) com fotos dela e de um suposto namorado (pessoa mais feia que já tive oportunidade de ver kkkk) e alguns textos que emolduravam as fotos, um deles que por acaso me deixou perplexa, porque demorei a entender o que queria dizer: "UM CASAMENTO ACELEBRA!!". Pois é...

Eu sempre disse que Orkut é terra de ninguém, mas agora reitero: Orkut é terra de bárbaros!

Muita coisa estranha, nem dá muito para explicar, mas tem tanta coisa absurda, feia, tosca, estranha, nojenta e ao mesmo tempo engraçada.

Mas sendo realista… é aí que tu realmente entende o porque do horror que está o Orkut, uma ferramenta excelente mas que, como toda fonte de poder, quando cai em mãos erradas, só causa destruição e devastação (to vendo muito Inuyasha).

Tem spams demais, pedofilia, racismo, e as pessoas que fazem uso da ferramenta, são (como diria um radialista que eu curto muito; o Mução) um povo feio.

Quem inventou a tal da inclusão digital?

Vamos ter bom senso? como estas "pessoas" podem ter acesso a Internet?
Não podem! Não mesmo, antes de se utilizarem desse tipo de mídia é necessário ter uma escolaridade, cultura e discernimento mínimos, porque sem isso não há limites.
Elas se expõem ao total ridículo e acham que aquilo é "dahora"…MeoDeos!

Eu sou contra.

Se sei a resposta? Se sei como consertar isso? Não sei! Mas sei que consertar é com "s" hahaha.

Hoje não vou falar dos emos.