domingo, março 7

Em busca do pássaro azul



Era um tempo bom, em que os filmes tinham "moral da história", nas escolas ensinavam "Educação Moral e Cívica" e as mães educavam sem ajuda de psicólogos.

Em busca do pássaro Azul fala de valores e, de como a família é importante para a base de todo indivíduo.

No inicio do filme (colorido por computador) vemos duas crianças na floresta; dois irmãos (Mytyl e Tyltyl) eles apanham um pássaro azul, lindo.

Os dois vão para casa e, no caminho vêm a cidade enfeitada pra época de Natal e, param em frente de uma casa de pessoas ricas.

Mytyl não entende porque aquelas pessoas tem mais coisas do que sua familia e, sente que não são felizes como eles.

Ai a história se desenrola.

Em uma viagem fantástica; as duas crianças, uma gata (Tylette) e um cachorro (Tylo) saem de casa para percorrer um mundo de fantasias; com fadas, reinos mágicos e personagens pra lá de carismáticos.

A fada Berrylune os faz viajar pelo tempo e para o interior de si mesmos em busca de um pássaro que precisa ser encontrado por todos nós.

A simbologia do filme é maravilhosa; adorei cenas como a do cemitério, onde eles reencontram os avós, já mortos. Faz a gente voltar a inocência de ser criança.

Outra cena maravilhosa é a fuga da casa do Senhor e Senhora Fartura, onde os irmãos se reconciliam e decidem fugir da fartura que os separou.

O barco do futuro, onde eles encontram a irmãzinha que ainda não nasceu; o incêndio na floresta que foi um grande equivoco provocado pelo  egoísmo e maldade da gata Tylette.
Ela morre nesta cena e volta a reaparecer em casa; no final do filme, pois gatos têm sete vidas.

A Luz; interpretada por uma atriz lindíssima da época, chamada Helen Hericson, é a personagem mais bacana da história, porque guia os garotos do passado ao futuro na busca pelo pássaro, sem interferir nas suas escolhas.

É um tesouro, esse filme; nunca vi outro igual.

Difícil é encontrá-lo em locadoras e, somente na TV a cabo podemos vê-lo (TCM), com sorte.

Deve ter sido escrito para crianças, mas a busca da menina Mityl (Shirley Temple) pelo pássaro azul da felicidade emociona a quem quer que o veja, sem contar a fotografia e os efeitos visuais que são fascinantes.

Me remete ao tempo em que encontrar a felicidade era a coisa mais importante a se fazer e, você aprendia isso quando criança.




Nenhum comentário: