terça-feira, março 25

Saudade do Mar




Me sinto irritada... Começo de ano é sempre assim; cheio de feriados, as praias lotadas e completamente sujas. As estradas então; delas nem é bom falar. Mas agora, depois da Páscoa tudo se acalma. O outono é a melhor estação do ano.

Me sinto bem, só em pensar que nesse fim de semana não vou ver tantos banhistas. Não verei as Vans (vulgo bestinhas) lotadas de gente com seus potes de isopor cheio de cerveja, frango e farofa em embalagens de aluminio, seus sacos de salgadinho; que deixam a areia parecida com as salas das suas casas. Não verei tantos potes de margarina boiando, embalagens de água, fraldas e preservativos.
Pode (e deve) parecer egoísmo, mas eu amo não só a calma do mar; é todo um processo, que começa quando eu ponho meu pé descalço na areia, ando por ela sem me deparar com um bebado á milanesa ou uma criança ranhenta, cuja mãe está muito ocupada bebendo e se requebrando.

Esta se perguntando em qual praia acontece isso?

-Em todas!

Exceto nos Condomínios fechados que não permitem a entrada de um número grande de pessoas e, que são de difícil acesso e onde há vigilância.

Não pense que sou a favor disso também; mesmo que seja muito cômodo, porque ao menos temos limpeza nesses lugares.
Não acho justo nem correto uma praia que tem dono; o mar é pra todos.

Se eu falar mais sobre esse assunto, terei de assumir uma atitude política e me posicionar; mas a única coisa que eu queria dizer desde o início é que sinto saudades do mar...