terça-feira, março 25

Cavalgadura



"Upa! upa!!"


NEOLOGISMO
Antes de mais nada, expliquemos o que significa...
É um fenómeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão sentido a uma antiga. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativo ou não.

nova, ou na atribuição de novo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Estou acostumada a conversar com pessoas na Internet, por meio de MSN, chat de Gmail, Yahoo, Fotolog, IRC e tantos outras formas, mas me chamou a atenção um amigo que sempre reclama da dificuldade de upar isso ou aquilo.



Não querendo parecer provinciana, mas o termo upar me lembra a forma como se fala com um cavalo.
Quem nunca brincou montado num cabo de vassoura correndo e gritando "upa! upa! cavalinho!"?
Pois é...
Nada contra neologismos; são interessantes, importantes, sem contar que são uma forma da lingua evoluir (nem todos).
Tantas são as palavras que foram aprimoradas, para não dizer abrasileiradas, que podemos sim considerar evolução.
Um bom exemplo é o nosso amado futebol, que antes era football; tatuagem (tattoo), light (para as coisas com menos calorias); diet (para o que não contém açúcar e, de onde provém a famigerada palavra dieta); todas essas são palavras que acrescentam ao nosso vocabulário.
Ninguém diz “baixei um arquivo de um servidor para o meu computador” diz-se "fiz o download". O que realmente fez foi "descarregar" um arquivo, mas imagine se alguém me disser que acabou de fazer um "descarrego" (é mais coisa de santo do que de geeks).
Só não entendo por que temos que "upar" ao invés de "subir"?.
Devemos esperar vídeos "bufferizarem" pra podermos assistir? Impressoras serão "printadoras"?
Quero ampliar meu vocabulário.
Considero "upar" a mais carinhosa forma de comunicação (literalmente) com os equinos.
Queiram me desculpar, aqueles que usam esse termo, mas ele é perfeito se você é uma cavalgadura.

\o/


Geek é uma palavra de origem inglesa que, no jargão da cultura de computação e Internet, designa o estereótipo do indivíduo com habilidade e interesse em tecnologia, novas mídias e programação, acima do normal.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: